A origem da tradição de trocar presentes no Natal

Trocar presentes no Natal já é uma tradição institucionalizada e a grande maioria das pessoas cumpre essa tarefa com satisfação. Mas alguma vez você já se perguntou de onde surgiu esse costume e por qual razão continuamos perpetuando-o até os dias de hoje? Este artigo responde a essas perguntas.

Bem, uma das possíveis origens de presentear nessa época do ano surge com o nascimento de Jesus Cristo. Conta-se que assim que nasceu, o menino recebeu a visita de três reis magos que o trouxeram presentes para celebrar sua vida. Um dos reis trouxe ouro para simbolizar riqueza e proteção para a criança. O segundo ofereceu óleo de mirra para purificar seu corpo e o terceiro trouxe incenso como um símbolo de fé. Com o passar dos anos, os adeptos da tradição cristã passaram a adotar o costume de trocar presentes para representar e relembrar esse momento da vida de Jesus. O Papa Libério oficializou essa prática no ano de 354 d.C.

Contudo, na antiga Roma pagã também havia o costume de dar e receber presentes. Na festividade da Saturnália, que ocorria próxima ao final de dezembro em honra ao deus Saturno, seu início era marcado pela troca de regalos entre as pessoas, seguido de banquetes e celebrações. Por volta de 380 d.C, o Imperador Teodósio I decreta a abolição do paganismo e adota o Cristianismo como religião oficial do Império. Apesar disso, algumas práticas pagãs, como por exemplo, o costume em relação aos presentes da Saturnália, são mantidos sob o pretexto de comemorar o aniversário de Jesus, cuja data havia sido estabelecida em 25 de dezembro.

Uma terceira história vem de um membro da Igreja Católica, chamado Nicolau. Algumas fontes indicam que o bispo, que viveu no século IV na região da Turquia, possuía o hábito de dar presentes e dinheiro a pessoas pobres. Não se sabe ao certo como sua história deu origem ao Papai Noel mas, de alguma forma elas passaram a ser correlatas e hoje em dia essa figura lendária é o responsável por trazer presentes na noite de Natal.

Atualmente, seja por motivações religiosas ou não, essa tradição é ainda muito forte e o que contribui diretamente para isso são a propaganda e o consumismo. Cresce a cada ano o número de lojas, novidades e atrativos para comprarmos e a vontade de presentear a quem amamos nos motiva a consumir cada vez mais. Apesar disso, o que vale é a intenção do gesto. Dar um presente é uma das melhores maneiras de demonstrar apreço e carinho por alguém e talvez seja essa a razão de continuarmos, mesmo depois de séculos, fazendo isso nos dias de hoje.

O App Trocas é um aplicativo em que você pode encontrar tudo o que precisa, incluindo presentes para quem você ama, por um preço acessível. Baixe nosso aplicativo e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>