Humanidade esgota em Agosto recursos para o ano inteiro de 2017

O último dia 2 de Agosto foi marcado por algo que afeta diretamente os interessados pelos assuntos relacionados a recursos naturais e sustentabilidade.

Segundo cálculo da Global Footprint Network, a humanidade esgotou neste dia o total de recursos que o planeta pode renovar para este ano, e daqui até 31 de Dezembro vai utilizar de um “crédito” destes recursos.

O que mais impressiona, é que de acordo com a ONG, todo os anos esta data chega antes. Chamada de “Dia de Sobrecarga da Terra” este é o dia que marca o final dos recursos da Terra disponibiliza para o ano.

Para contabilizar este estudo, a Global Footprint levar em consideração a questão do uso do carbono, que são consumidos pela pesca, pecuária, construções, cultivos e utilização da água.

Só para se ter ideia, no último ano o “Dia de Sobrecarga da Terra” foi no dia 03 de Agosto, por mais que a progressão reduziu nos últimos seis anos, o fato que assusta é que anualmente a data vem avançando, em 1977 a data era no final do mês de Setembro.

Segundo a Global Footprint e a ONG WWF   “O custo deste consumo excessivo já é visível: escassez de água, desertificação, erosão dos solos, queda da produtividade agrícola e das reservas de peixes, desmatamento, desaparecimento de espécies. Viver de crédito só pode ser algo provisório porque a natureza não conta com uma jazida para nos prover indefinidamente”.

Por outro lado, as ONGS comentam que há sinais animadores para acreditar em uma melhora nos próximos anos. As emissões de CO2 vinculadas a energia não aumentaram no último ano e isso ocorreu pelo terceiro ano consecutivo.

Na Conferência e Paris sobre o clima (COP21) que foi realizado em Dezembro 2015, o compromisso foi diminuir a emissão de gases de efeito estufa para evitar o aquecimento global.

Continuamos de olho no compromisso firmado pelos países em busca de um mundo com maior consciência e sustentabilidade.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>