O que são as permutas

Semelhante ao modelo do escambo, as permutas são negociações feitas em que não é necessariamente fundamental a troca de moeda financeira. Nesse sentido, pode permutar-se um serviço, um bem ou até mesmo uma informação. Esse tipo de contrato é interessante pois não exige a estipulação de valores fixos para acontecer nem ser da mesma espécie, uma vez que é negociada diretamente entre as partes envolvidas.

Existem permutas em diversos segmentos do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Por exemplo, no ramo publicitário é comum que em troca da divulgação em veículos de comunicação como televisão ou jornal, o anunciante ofereça seus produtos e serviços como forma de pagamento. Também acordos imobiliários informais ou venda de automóveis e motocicletas recorrem muito a esta prática, trocando um imóvel por outro ou um veículo por outro.

Agora com a chegada da internet e sua consequente facilitação dos meios de comunicação, a permuta mais uma vez ganha forças e se projeta como uma importante ferramenta para movimentar a economia. Em tempos de crise, essa prática veio crescendo e tem se perpetuado no comércio do dia a dia e vem ganhando cada vez mais modalidades.

Por exemplo, existem atualmente na indústria do comércio quatro grandes áreas em que a permuta é amplamente utilizada, sendo elas: permuta varejista, ou “sistema mútuo de compensação de crédito pessoa para pessoa”; permuta corporativa, que é voltada para trocas comerciais entre empresas de maior porte; comércio compensado, que são estratégias utilizadas por governos para fomentar os setores de importação e exportação; sistemas monetários complementares: moedas comunitárias que tem por objetivo estabelecer o valor dos bens negociáveis para realização das permutas.

Independente de qual seja o modelo utilizado, todas oferecem vantagens muito claras para as partes envolvidas. No App Trocas, que é voltado justamente para a realização de trocas diversas, a prática da permuta é segura e confiável. Nele você encontra o que está precisando com a garantia de fazer um bom negócio. Baixe o aplicativo e boas trocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>