Estudo mostra que somente 9% do plástico produzido pela humanidade foi reciclado

Em recente estudo publicado na revista Science Advances, liderado por cientistas das Universidades da Geórgia, da Califórnia organização oceanográfica Sea Education Association (SEA) todas localizadas nos EUA, mostra que os seres humanos já produziram cerca de 8,3 bilhões de toneladas de plástico, desde sua produção em massa contando de 1950 a 2015.

 

O fato triste da notícia é que 80% destes materiais se encontram atualmente em aterros sanitários ou no mio ambiente, a pesquisa, que foi a primeira análise global da relação entre a produção, uso e destino de todo o plástico já fabricado tem números que assustam qualquer um que se importe com o meio ambiente e a sustentabilidade.

 

Das 8,3 bilhões de toneladas de plástico já produzidas até 2015, cerca de 6,3 bilhões já foram descartadas. E de todo este lixo, somente 9% foi reciclado, 12% foi incinerado e os outros 79% estão acumulados no meio ambiente ou em aterros sanitários acabando com o ecossistema, muito triste não?

 

Este estudo comenta que a produção do plástico acelerou nos últimos anos, dos 8,3 bilhões 50% foi produzido nos últimos 13 anos, entre 2002 e 2015. Se continuarmos neste ritmo a estimativa dos cientistas é que até 2050 a produção chegue a 13 bilhões. Para se chegar a estes números, os cientistas extraíram informações e dados de produção de resinas, fibras e aditivos de diversas fontes industriais.

 

A mesma equipe divulgou em 2015 um estudo sobre a quantidade de plásticos nos mares e oceanos, e a estimativa é de que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico foram jogadas no oceano, e o intuito segundo os cientistas não é de remover o plástico, mas sim de estimular o consumo consciente deste item.

 

Nós do App trocas estimulamos o consumo consciente de toda e qualquer matéria prima, bem como a utilização de técnicas de reciclagem para um mundo mais humano e sustentável.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>